Reflexões Jurídicas da Pós-Modernidade: Uma Perspectiva Multidisciplinar

Cartaz Reflexões


Periocidade

27 de Abril de 2015

Resumo

Com o evento “Reflexões Jurídicas da Pós-Modernidade: Uma Perspectiva Multidisciplinar”, a ELSA UMINHO procura promover uma indagação multidisciplinar e contemporânea sobre a Filosofia, particularmente, mas não exclusivamente, a Filosofia do Direito, a sua importância para o Jurista, o papel da universidade na sua cultivação e o seu lugar na ciência jurídica.

Com o auxílio de especialistas de grande renome, analisaremos importantes questões filosóficas de relevância para o Direito e o seu impacto na prática da ciência jurídica. Os participantes serão expostos a diversas Doutrinas, apresentadas por peritos nacionais e internacionais, num exercício de grande importância para o desenvolvimento do seu espírito crítico. A academia também estará em foco: procuraremos descobrir o seu papel na investigação filosófica e no desenvolvimento da ciência jurídica, estudaremos a evolução na história da filosofia e do Direito, indagaremos sobre o futuro inevitavelmente conexo destas duas ciências irmãs e investigaremos o futuro da colaboração entre ambas. Será também elaborada uma obra digital e gratuita que assegurará a disponibilização destes conteúdos nacional e internacionalmente através do site da ELSA UMINHO.

Preço

1€- Sócios

6€ – Não-Sócios

Programa

 

9:00h – Prof. Dr. Joaquim Freitas da Rocha – Universidade do Minho – Desafios da Pós- Modernidade Jurídica
10:00h – Prof. Dra. Isabel Celeste Fonseca – Universidade do Minho – Ciência e Risco, Tempo e Direito
11:00h – Prof. Dr. Jorge Bacelar Gouveia – Universidade Nova de Lisboa – Constituição Global
12:00h – Prof. Dr. Vital Moreira – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra -.Economia e Constituição: Precisamos de Constituição Económica?

14:00 – Prof. Dr. Paulo Ferreira da Cunha – Universidade do Porto – Retórica e Direito
14:45 – Prof. Dra. Maria da Glória Garcia – Reitora da Universidade Católica Portuguesa – Século XXI e Justiça. Mas Que Justiça?
15:30 – Prof. Dr. Pablo Bonorino – Universidade de Vigo – Derecho y Cine En el Contexto Pos-Moderno
16:30 – Prof. Dr. Bernhard Sylla – Universidade do Minho – Linguagem e Hermenêutica
17:30 – Prof. Dra. Joana Aguiar e Silva – Universidade do Minho – Interpretação na Pós- Modernidade: Que Alternativas à Interpretação Negativa?